Olimpo - Cidades Históricas Minas Gerais >> Ouro Preto

Boa noite a todos!

Hoje, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar os ares da Inconfidência Mineira, Barroco e Rococó ao percorrerem as ladeiras do centro histórico de Ouro Preto. Logo cedo, foi contextualizada a formação do espaço geográfico brasileiro a partir do ciclo da mineração. Em seguida, um momento reflexivo ao visitar a Senzala da Casa dos Contos, espaço que emocionou os estudantes com a história da escravidão.

Após o almoço, os alunos identificaram diferentes aspectos da paisagem urbana de Ouro Preto e perceberam, com olhar crítico, as diferenças existentes entre a área tombada pelo Iphan e os lugares que estão fora do circuito turístico.

À tarde, conheceram as características geológicas do Quadrilátero Ferrífero no Museu de Ciências da UFOP, além de reconhecerem a importância econômica dos minerais, na sessão de Mineralogia.

Por fim, o Museu da Inconfidência, onde viram o importante acervo de obras que reconstroem a época do Brasil Colônia de forma iconográfica, além de conhecerem obras do artista plástico Aleijadinho e do Mestre Ataíde, na Igreja de São Francisco.

Para concluir as atividades do dia, os alunos, professores e guias interagem em uma confraternização nas dependências do hotel.