Chegamos!!! Yuuuuhuuuuu!!!!

Boa tarde queridos familiares!

Nosso voo chegou em Brasília às 17h25. Tudo perfeito!

Muito obrigado a todas as famílias pela confiança, participação e apoio.

Parabéns à Equipe Gestora do Colégio Olimpo, por acreditar e oportunizar os momentos incríveis que vivenciamos.

Voltamos todos com uma bagagem cultural sensacional e adicionada de novas amizades, reforço das antigas e uma relação indescritível com nossos queridos Mestres! 

Raul, Cícero e Thiago, parabéns e obrigado pelo profissionalismo, atenção e carinho. Nós amamos vocês!!!

Equipe RELP, vocês superaram todas as expectativas. Muito obrigado pelo carinho, atenção, magia e profissionalismo. Nós amamos vocês, Amadinha, Andrézão e Ivanzinho!!

Parabéns aos maravilhosos estudantes do Grupo Olimpo!! Vocês foram participativos, integrados, amigos, responsáveis e verdadeiros “Diplomatas” representantes de nossas Cidades, Colégio e País.

Até a próxima viagem!!!!

Obrigado.

Equipe RELP

Dia 15

Ciao!

Conhecer uma Cidade-Estado dentro de uma outra cidade não é algo comum. Ainda mais quando se trata da sede de uma importante instituição. Hoje foi o dia de conhecer o Vaticano.

Lugar lindo, grande e exuberante! Desde espaços mais conhecidos, como a capela sistina, até espaços mais recentes, como o monumento Sfera con Sfera, aprendemos mais da história desse espaço e de sua importância.

Nos despedimos de Roma com mais uma pizza no almoço e nos dirigimos ao aeroporto, rumo à Lisboa. Estamos no hotel com um sentimento maluco de saudade de vocês aí no Brasil misturado com a vontade de continuar aqui com nossos novos amigos e amigas.

Amanhã nos veremos. Essa certeza nos conforta essa noite. Terminando em bom português, boa noite, família!

Dia 14

Buongiorno, famiglia!

Pedimos desculpa pelo atraso na postagem, mas a internet não nos ajudou ontem.

Se no dia anterior nos afundamos na história Romana, esse dia foi sobre um dos vulcões mais perigosos do mundo e seu impacto na população napolitana. Tivemos a oportunidade de subir até a cratera do vulcão, vislumbrar a costa amalfitana e aprender sobre a erupção do ano de 79, quando Pompeia foi soterrada.

Na parte da tarde fomos ver tudo que já foi descoberto dessa cidade. Pompeia era um lugar impressionante, com grande organização social. Ficamos todos espantados com as construções.

Voltamos a noite e tivemos um jantar dançante para confraternizar o fim da viagem… Começamos a festa com música e show de luzes e terminamos com lágrimas de saudades…

Mas, como ainda não acabou a viagem, nos preparamos para o último dia de Roma.

Ci vediamo!

Dia 13

Buonasera!

 Famílias, um breve aviso antes de falarmos do dia de hoje. Não sabemos se é de conhecimento geral, mas o Eurolimpo tem uma tradição anual de pegar chuvas apenas em situações que ajudam a programação. Se for para atrapalhar, não chove nunca.

Hoje foi a vez dessa tradição ser colocada a prova. Logo cedo acordamos com trovoadas e uma chuva em Roma. E vejam que hoje era dia de walking tourpela cidade. Enquanto alguns pensaram que poderia ser um prelúdio de um dia ruim, contamos a história das viagens passadas e fomos conhecer Roma. 

Foi a melhor decisão que tomamos. Ao chegarmos na primeira parada, na Fontana de Trevi, o dia se abriu e começou o calor. O lado positivo da chuva, foi ver como os primeiros pontos que visitamos estavam vazios. Aproveitamos para escutar com calma os aprendizados e tiramos muitas fotos!

Caminhamos muito mesmo. Foi Coliseu, Fórum, Palácios… Foi um dia inteiro conhecendo a cidade – com uma rápida parada para almoçar pizza – e terminamos na via del corso, rua das compras na cidade. 

No fim do dia, voltamos ao hotel e jantamos por aqui. Amanhã é dia de conhecer a cidade de Pompeia e o Vesúvio! Assim que voltarmos mandamos mais notícias!

Dia 12

Buonasera!

 

Ah, a Itália! País de lindos visuais e uma história riquíssima. Hoje foi o dia de ir ao berço do Renascimento: Florença.

 

Saímos cedo de Milão e passamos o dia percorrendo os sítios históricos da família Medici e aprendendo sobre a formação italiana. Fechamos o tour com uma visita ao Museu Galileu e tivemos aulas de física e biologia, descobrindo a ampla atuação desse pensador.

 

Saímos de Florença debaixo de um grande calor e chegamos já no anoitecer em Roma. Jantamos no hotel mesmo para dormir mais cedo e nos preparar para a caminhada de amanhã.

 

A domani!

 

Dia 11

Salut une derriére fois!

 

Logo cedo visitamos o CERN (Centre Européene du Recherche Nucleaire), uma inciativa européia do pós-guerra que ajudou a desenvolver o campo de pesquisas científicas no continente. Foi de lá que saiu a World Wide Web e a confirmação do Bóson de Higgs. Eles abrigam o LHC (Large Hadron Colider), maior experimento do mundo. Após uma aula introdutória com nosso professor de física, conhecemos a história desse lugar e aprendemos um pouco dos fundamentos físicos por trás desse local.

 

Pela tarde, fomos ao Mont Blanc! Subimos no alto de 3842 metros, pegamos um frio de – 2 ˚C (e sensação térmica mais baixa) e ainda vimos neve!! Além de várias fotos,  claro que fizemos batalha de bolas de neve!

 

No mesmo dia saímos da Suíça, passamos pela França e chegamos na Itália. Vamos dormir em Milão e amanhã seguimos viagem até Roma, passando por Florença.

 

Arrivederci!

 

Dia 10

Bon soir, tout le monde!

Hoje de manhã visitamos o bairro das Organizações Internacionais. Vimos as sedes da OMS, OMC, UNICEF, Cruz Vermelha e entramos na Sede das Nações Unidas, onde fizemos um tour guiado completo. Foi uma oportunidade de conhecer mais do funcionamento e história da ONU, além de estudar um pouco sobre a diplomacia mundial.

A parte da tarde foi para conhecer mais da cidade. Fizemos um walking tour pela parte mais antiga da cidade e estudamos sobre Jean-Jaques Rousseau, sobre a Reforma Protestante com Calvino e sobre a relação da Suíça com os relógios.

Para finalizar um dia de estudos, fizemos compras de chocolates!! Talvez até sobrem alguns para vocês… E ainda pegamos uma chuva de verão quando chegamos ao restaurante.

Amanhã fechamos nossa passagem pela Suíça com a visita ao CERN e partimos para o Mont Blanc. Amanhã pegaremos um pouco de frio, para variar.

Lembrem de mandar sempre mensagens!

Bises,

Dia 9

Bonjour et <<Guten Tag>>!

Chegamos em Genebra! Saímos cedo de Paris e passamos uma boa parte do dia em viagem. Aproveitamos para descansar um pouco e admirar as paisagens com campos verdes e vários aerogeradores de energia elétrica.

Como nos organizamos bem, chegamos na Suíça antes do previsto. Foi bom para conhecer um dos pontos de praia do lago Leman. Nos refrescamos do intenso calor e recarregamos as energias para os próximos dias da viagem.

Amanhã teremos mais novidades sobre essa incrível cidade!

Bon nuit et <<Guten Abend>>

Dia 8

Ça va, jeune!

Que dia, amigos! Entre estudos e experiências inovadoras, fechamos Paris muito bem.

Começamos cedo visitando espaços históricos da cidade. Da aula na praça da Bastilha, passando pela Catedral de Notre Dame, o Museu dos Inválidos – com a tumba de Napoleão Bonaparte – e chegando até a Sacre-Coeur, fechamos com chave de ouro nossos estudos sobre a história francesa.

Passamos um período fazendo compras e jantamos no Dans le Noir, o restaurante às cegas. Entramos em uma sala totalmente escura e jantamos sem ver nada! Perdendo a visão, usamos os outros sentidos para tentar reconhecer nossos pratos.

Amanhã cedo damos adieu à França e partimos para Suíça. Saímos cedo e chegamos no fim da tarde. Fiquem tranquilos e tranquilas que avisaremos assim que chegarmos no hotel.

Bises et embrasses!

Dia 7

Bonjour, familles!

Hoje fomos conhecer a maior representação do Antigo Regime: Versalhes! O grande palácio, seus jardins e todos os exageros de um Rei Sol, mostraram como era a face do absolutismo francês. Aproveitamos a cidade para almoçar e retornamos à Paris.

Pela tarde, enquanto nossa turma esperava andar pela Champs-Elysées para fazer compras, todos foram surpreendidos com uma parada na famosíssima La Durée para comer Macarons! Essa iguaria francesa adoçou nossos corações e tivemos mais energia para percorrer toda avenida e comprar mais presentes!

Amanhã é nosso último dia na França e já estamos com saudades. Para garantir que nos despediremos bem, teremos um dia cheio de atrações e aulas. Aguardem as novidades e continuem mandando recados!

Adieu et Bon nuit!