Dia de Congonhas, Mariana e despedida…

Boa noite pessoal,

Hoje foi da cidade de Congonhas, onde pudemos conhecer algumas das maiores obras de Aleijadinho e sua história. Vale ressaltar que viemos exatamente no final de semana em que a cidade está em festa, pois comemora-se o Jubileu do Bom Jesus. A cidade cheia de peregrinos e cheia de turistas e locais celebrando e festejando sua história.

Logo em seguida foi a vez de visitar o centro histórico da Cidade de Mariana e a Mina da Passagem (Mina de Ouro). E ainda tivemos tempo de curtir uma festa muito legal, aqui mesmo nas dependências do hotel, onde não ficamos parados nenhum momento. Agora estamos nos nossos quartos para descansarmos pois amanhã nosso dia começa cedo, pois sairemos de Ouro Preto para Belo Horizonte, onde faremos o nosso embarque de volta a Brasília.

Aproveitar esse momento para agradecer a confiança no nosso trabalho e parabenizar o INDI por acreditar nesse tipo de projeto. Tenham certeza de que a bagagem de todos os alunos está voltando um pouco mais cheia para casa, foram muitos conhecimentos adquiridos e revisados, além dos laços e amizades reforçadas e criadas.

Para as famílias, nossos parabéns pela educação. Educação que foi constantemente estimada e cobrada e sempre correspondida por todos os passageiros. Podem ficar orgulhosos das suas preciosidades.

Acompanhem nossas fotos das visitas de hoje.

Lembrando que nosso voo de volta para Brasília é LATAM 3569 com previsão de saída para às 13h45 e chegada às 15h05.

Abraços,

Equipe RELP e INDI

 

Ouro Preto

Boa noite, pessoal!

Hoje, tivemos a oportunidade de vivenciar os ares da Inconfidência Mineira, Barroco e Rococó, ao percorrerem as ladeiras dessa cidade histórica, chamada Ouro Preto. Logo no início do nosso dia vimos sobre o espaço geográfico brasileiro a partir do ciclo da mineração, onde vimos vários tipos de pedras e minerais presentes na região e em todo o Brasil. Em seguida, um momento reflexivo ao visitar a Senzala da Casa dos Contos, espaço emocionante e rico em histórias para todos os alunos.

Após o almoço pudemos perceber todo o ambiente histórico tombado pelo IPHAN, e caminhar pelas ruas da cidade.

À tarde, conhecemos as características geológicas do Quadrilátero Ferrífero no Museu de Ciências da UFOP, além de reconhecermos a importância dos minerais para a região, em sua economia e história.

Por fim, o Museu da Inconfidência, onde viram o importante acervo de obras que reconstroem a época do Brasil Colônia de forma iconográfica, além de conhecerem obras do artista plástico Aleijadinho e do Mestre Ataíde, na Igreja de São Francisco.

E ainda conseguimos dar um pulo na feirinha de artesanato da cidade, para algumas comprinhas para levarmos de lembrança para Brasília.

Para concluir o nosso dia, fizemos algumas atividades para confraternizarmos nas dependências do hotel.

Algumas fotos do nosso dia!

EQUIPE RELP e INDI

Sejam todos bem vindos a Ouro Preto!

Boa noite, pessoal! 

Hoje nosso dia foi bem longo e começamos bem cedo! :)

Depois de chegarmos em Confins fomos direto para Brumadinho, onde visitamos o Instituto Inhotim. Fizemos uma visita guiada por três das galerias de arte contemporânea do Instituto: Adriana Varejão, Hélio Oititica e Cildo Meireles são os artistas homenageados nas três galerias visitadas, com total interação, e com muita história pra contar. Nos divertimos muito e descobrimos muita coisa sobre cada galeria e suas curiosidades. Isso tudo, claro, depois de um delicioso almoço, ali mesmo em Inhotim.

Em seguida, pegamos a estrada rumo a Ouro Preto, onde ficaremos até o último dia da nossa viagem. Chegamos bem, depois de uma boa viagem, jantamos e já estamos nos nossos quartos descansando para o nosso dia de amanhã.

Amanhã nosso dia começa bem cedo com visitas e novos aprendizados pela cidade. Continuem acompanhando nossa viagem e não se esqueçam de deixar seus comentários em nosso blog.

Ah, aproveitamos pra deixar aqui para todos algumas fotos do nosso dia! Amanhã tem mais!

Abraços,

Equipe RELP e INDI