Olimpo – EurOlimpo

Colonia

Publicado em 26 de julho de 2019

Liebe Familie, wir vermissen dich!
Hoje cruzamos mais um país. Logo cedo saímos de Colônia e começamos nosso caminho até Bruxelas com um passeio de barco pelo rio Reno. Foi uma manhã conhecendo paisagens novas e compreendendo mais a importância desse rio para a economia alemã e a formação de suas cidades.
Nossa tarde foi de mais viagem. Saímos do barco e pegamos nossos ônibus até Bruxelas. Hoje terminamos o dia mais cedo para que amanhã possamos aproveitar nosso último dia.
As saudades são enormes de vocês, mas já começamos a sentir falta dessa viagem… Ah, amanhã é o dia que compraremos os chocolates de vocês! Se ainda tiverem algum pedido, mandem mensagens!
Desde Bruxelas, deixamos um bonne nuit et doux rêves!


Comente »

Berlim para Colonia

Publicado em 26 de julho de 2019

Guten tag, familie!
Heute hatten wir einen ruhigeren Tag. Wir verließen das Hotel früh und mussten uns vom schönen Berlin verabschieden, um unsere Reise nach Köln fortzusetzen.
Os dois pontos altos do dia foram: o calor e a chegada à Colônia. Em partes, ontem o calor foi extremo. Parece que o verão finalmente começou na Europa. Para que tenham uma ideia, chegamos a pegar 39˚ depois das 18 horas. Por causa disso, fizemos um ajuste e incluímos um banho de piscina para refrescar e revigorar as energias! Deixamos a visita à Catedral de Colônia para um pouco mais tarde. Para conhecer mais do estilo gótico dessa imponente construção e compreendê-la dentro da lógica medieval europeia foi o nosso desafio do dia.
Mesmo com uma programação leve, o dia foi cansativo e retornamos ao hotel para jantar e descansar. Amanhã vamos fazer um passeio em um navio pelo rio Reno.
Ah, vocês devem estar se perguntando o porque do início em alemão, certo? Bom, como nosso dia foi mais tranquilo, deixamos aqui um trabalho para que vocês traduzam o início do nosso dia! 🙂
Continuem mandando recados, estamos já na contagem regressiva para matar as saudades de vocês!
tschüss!


Comente »

Berlim

Publicado em 26 de julho de 2019

Guten Abend, familie!
Que dia! Fizemos uma programação impressionante, conhecendo mais da história alemã, especialmente considerando o século passado. Nosso dia começou com uma visita ao Museu DDR, que rememora a vida cotidiana na antiga República Democrática da Alemanha sob domínio soviético. Além de ser um museu interativo e muito bem montado, as aulas que tivemos nos ajudaram a compreender as diferenças entre as influências dos antigos aliados da II Guerra Mundial.
Logo em seguida, começamos um City Tour amplo. Passamos pela praça em que foi feita a primeira queima de livros no início do regime nazista; passamos pelo Reichstag, palácio sede do Parlamento Alemão; conhecemos o portão de Brandemburgo; o monumento do Memorial do Holocausto, com suas aparentes irracionalidades na apresentação; fomos a um museu chamado Topografia do Terror, que reúne documentos riquíssimos sobre as polícias secretas dos nazistas e como funcionava o regime de terror deles; e, por fim, ainda fomos até a East Side Gallery, local em que uma grande extensão do muro foi pintado por diversos artistas.
Vamos descansar os olhos um pouco e amanhã, quando chegarmos em Colônia, mandaremos mais notícias.
Tschüss!


Comente »

Potsdam

Publicado em 23 de julho de 2019

Hallo! Wie geht es dir?
Famílias, hoje começamos a andar por Berlim, essa cidade maravilhosa e que já nos encantou. Iniciamos o tour pelo Museu de História Natural, onde pudemos andar pelas exibições permanentes e aproveitamos os momentos de aulas com nossos professores para compreender, na prática, alguns aspectos da formulação histórica da Tabela Periódica e do processo evolutivo darwiniano, por exemplo.
Na parte da tarde fomos até uma cidadezinha próxima, chamada Potsdam. Ela é famosa pelos seus parques e palácios e, historicamente, pela Conferência de Potsdam, que marca o último encontro entre os líderes das nações vencedoras da II Guerra Mundial. Lá fizemos um tour ciclístico e aproveitamos o belo dia de verão. O momento do lanche foi quando tivemos mais aula para compreender mais sobre as transformações do mundo no pós-guerra. 
Amanhã vamos conhecer mais da história da Alemanha e de Berlim!
Gute Nacht, Küsse und schlaf gut!


Comente »

Praga

Publicado em 23 de julho de 2019

Milá rodina, jak se máš?
Pisamos em um dos solos sagrados da Biologia: conhecemos o Mosteiro onde Gregor Mendel viveu e desenvolveu os primeiros estudos sobre genética, usando ervilhas. Ao analisar suas diferentes características, percebeu a existência de leis naturais que determinam características físicas, os fenótipos.
Pela tarde, fizemos compras – acalmem-se que os chocolates chegarão apenas em Bruxelas – e viajamos até Praga. Hoje descansaremos um pouco para conhecer mais essa linda cidade pela manhã.
Dobrou noc a klid. Chybíš nám!

 


Comente »

Mendel

Publicado em 21 de julho de 2019

Milá rodina, jak se máš?
Pisamos em um dos solos sagrados da Biologia: conhecemos o Mosteiro onde Gregor Mendel viveu e desenvolveu os primeiros estudos sobre genética, usando ervilhas. Ao analisar suas diferentes características, percebeu a existência de leis naturais que determinam características físicas, os fenótipos.
Pela tarde, fizemos compras – acalmem-se que os chocolates chegarão apenas em Bruxelas – e viajamos até Praga. Hoje descansaremos um pouco para conhecer mais essa linda cidade pela manhã.
Dobrou noc a klid. Chybíš nám!


Comente »

Auschwitz

Publicado em 20 de julho de 2019

Rodzina, jak się masz?
Hoje fechamos nossa passagem pela Polônia. Saímos cedo da Cracóvia até chegar ao Campo de Concentração de Auschwitz. Tivemos uma manhã completa conhecendo dois dos três principais campos desse complexo: Auschwitz I e Auschwitz II (Birkenau). O roteiro foi dedicado a lembrar do horror que foi a Solução Final nazista para que ela nunca mais se repita.
Saímos com essa mensagem na cabeça e pegamos o ônibus para Brno, na República Tcheca. Chegamos no fim do dia e viemos diretamente ao hotel. Pensamos tanto nessa experiência, que seguimos em aula até mais de 22h.
Pode parecer estranho, mas hoje foi um dia tranquilo em termos de programação e o que mais gastou nossas energias. Vamos descansar para que amanhã possamos aproveitar o Monastério de Mendel e as primeiras descobertas sobre a genética.
Dobrou noc a dobře spát!


Comente »

Cracovia

Publicado em 20 de julho de 2019

Cześć, rodzina!
W przedostatnim dniu w Polsce pojechaliśmy do Krakowa. To piękne miasto, niegdyś stolica kraju, oczarowało nas swoim pięknem i przeszłością.To był krótki dzień tutaj, ale rozumiemy nawet więcej o znaczeniu Wisły dla całego kraju.
Conseguiram entender? Fizemos isso para que tentem compreender pelo que estamos passando, risos! Brincadeiras a parte, o Google pode ajudar vocês, que ainda não conseguem desenvolver o polonês de vocês. Aqui, já somos quase nativos de tão acostumados com o idioma e a história desse país.
Além de conhecer um pouco de Cracóvia, fomos a uma mina de sal. Descemos mais de 100m e visitamos diversas câmaras estruturadas por mineiros. Pudemos aprender mais sobre esse ofício, sua importância histórica e até experimentamos um pouco do sal das paredes.
Já estamos no hotel, prontos para dormir. Amanhã vamos acordar bem cedo para viajar até Oswiecim, cidade do mais conhecido campo de concentração do Reich nazista. Já estamos preparando nossas mentes e corações para esse momento.
Amanhã mandamos mais notícias.
Dobranoc!


Comente »

Varsovia Polonia

Publicado em 18 de julho de 2019

Dobry wieczór!
Só pra variar, o dia foi longo e maravilhoso! Começou com uma abordagem saindo um pouco do tom da Segunda Guerra Mundial, no Centro de Ciência de Nicolau Copérnico. Nossos alunos tiveram uma manhã experimentando com os diferentes campos das ciências e aproveitaram as aulas dos nossos professores para relacionarem os aprendizados de sala com as atividades desse centro.
Pela tarde, conhecemos o Memorial do Soldado Desconhecido, uma homenagem histórica aos que faleceram em lutas pela Polônia, e o Palácio da Cultura e da Ciência, uma herança do período pós-guerra e da dominação soviética. Hoje tivemos uma visão mais ampla da história desse país.
O período noturno foi no shopping. Lá compramos presentes para vocês – e alguns para nós mesmos, é claro – e jantamos no Hard Rock Café.
Amanhã sairemos muito cedo e vamos em direção à Cracóvia, a terra dos dragões.
Como sempre, dobranoc!